Matéias na Inprensa

Nos links a seguir, você terá uma seleção de matérias jornalísticas publicadas na imprensa sobre o xadrez desenvolvido no ambiente escolar e sua importância para a os praticantes e sociedade.

OBS.: Clique nos links com o botão direito mo mouse e em seguida: "Abrir em nova aba" para que você seja direcionado(a) para a respectiva página sem sair do nosso blog.

» Xadrez ajuda na educação de jovens da rede pública. Site Terra (Educação) - Publicado em 4 de março de 2007.

» O jogo de Xadrez: os professores de Educação Física e as modalidades esportivas. Portal da Educação Física. Colunista: William Pereira da Silva - Publicado em 19 de abril de 2010.

» Como implantar um Clube de Xadrez (uma experiência). Portal da Educação Física. Colunista William Pereira da Silva - Publicado em 22 de fevereiro de 2010.

» O xadrez na educação para a diversidade. Portal Clube de Xadrez - seção Xadrez nas Escolas. Colunista: Ligia Mumic - Publicado em 05 de setembro de 2002.

» Jogo de xadrez e mudança no contexto escolar. Portal Clube de Xadrez - seção Xadrez nas Escolas. Coluna: Gérson Batista por William Pereira da Silva - Publicado em 30 de julho de 2010.

» A administração da escola e o xadrez. Portal Clube de Xadrez - seção Xadrez nas Escolas. Coluna: Gérson Batista por William Pereira da Silva - Publicado em 30 de julho de 2010.

» Xadrez nas escolas públicas. Portal Clube de Xadrez - seção Xadrez nas Escolas. Coluna: Gérson Batista por Julio Reinaldo dos Santos - Publicado em 29 de abril de 2010.

» O xadrez, a escola e as crianças. Portal Clube de Xadrez - seção Xadrez nas Escolas. Coluna: Gérson Batista por Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues - Publicado em 22 de junho de 2009.

» Pedagogo aposta no xadrez como ferramenta de ensino. Portal Clube de Xadrez - seção Xadrez nas Escolas. Coluna: Gérson Batista por Gabriel Ottoboni - Publicado em 20 de abril de 2008.

» O jogo de xadrez faz mágicas na educação. Portal Artigonal: Diretório de Artigos Gratuítos. Colunista: Naldo Pedrosa - Publicado em 05 de junho de 2010.

» Xadrez favorece a educação. Jornal Diário do Nordeste - Repórter: Karoline Viana - Publicado em 25 de março de 2010.


» Professores utilizam o jogo de xadrez como ferramenta pedagógica. Site Xadrez Pacajus. Coluna: Gilmar Daniel. 2010

» Projeto de xadrez incrementa a educação de crianças. Site Clube Conquistense de Xadrez. Coluna: Pedro Ferreira por Paolo Gutiérrez. Publicado em 27 de novembro de 2007.


» Xadrez e o Profissional de Educação Física. Site Xadrez Piraí. Publicado em 11 de março de 2010.

» Educação recebe projeto para aplicar jogo de xadrez nas escolas. Portal da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira/SP. Colunista: Rafaella Magossi. Publicado em 07 de maio de 2010.

» Campeã de xadrez escolar treina para conseguir nova medalha de ouro. Portal G1.globo.com - seção vestibular e educação. Colunista: Fernanda Calgaro. Publicado em 21 de julho de 2009.

» O Jogo Xadrez No Programa Mais Educação. Portal Artigonal: Diretório de Artigos Gratuítos. Colunista: William Pereira - Publicado em 19 de março de 2010.

» O Xadrez Como Meio Incentivador do Processo Ensino e Aprendizagem.  Portal Artigonal: Diretório de Artigos Gratuítos. Colunista: Sandra Vaz de Lima - Publicado em 15 de fevereiro de 2010.


» O Xadrez e a Formação dos Alunos. Portal Artigonal: Diretório de Artigos Gratuítos. Colunista: Sandra Vaz de Lima - Publicado em 15 de fevereiro de 2010.

» Secretaria de Educação aposta no xadrez para desenvolver raciocínio. Portal da Prefeitura Cachoeiras de Macacu/RJ. Colunista: Fernanda Aires - Publicado em 29 de setembro de 2009.

» Xadrez – aliado eficaz no desenvolvimento escolar. Portal do Conselho Federal de Educação Física. REVISTA E.F. Nº 33 - SETEMBRO DE 2009.

» Porque Levar o Xadrez às Escolas. Portal da Federação Paulista de Xadrez. Colunista Luiz Vasconcelos Loureiro por MI James Mann de Toledo. Publicado em 07 de setembro de 2005.

» O Xadrez, Como Modalidade Esportiva e o Profissional de Educação Física. Portal Centro Esportivo Virtual. Colunista: Charles Moura Netto. Publicado em 07 de julho de 2009.

» Xadrez transforma-se em ferramenta poderosa de educação. Jornal do Brasil Digital. Colunista: Maria Luisa de Melo. Publicado em 08 de novembro de 2010.

» Xadrez pode ajudar crianças hiperativas. Portal Educação - Psicologia. Colunista: Brás Henrique. Publicado em 29 de setembro de 2008.

» Xadrez vira aliado do ensino de matemática. Jornal Hoje em Dia Virtual. Colunista: Clarissa Cavalhaes. Publicado em 08 de setembro de 2010.

» Secretaria de Educação desenvolve ações com xadrez para movimentar a rede estadual – ES. Portal Beco Cultural. Colunista: Andressa Rocon. Publicado em 14 de outubro de 2010.

» Escolas oferecem xadrez para Alunos em Colatina – ES. Portal Beco Cultural. Publicado em 17 de setembro de 2010.

» Secretaria de Educação promove Curso de Capacitação do Xadrez Pedagógico para professores da rede – ES. Portal Beco Cultural. Colunista: Gustavo Rosa. Publicado em 28 de agosto de 2010.

» Projeto Xadrez na Escola ajuda jovens e adultos a dominar a insegurança – ES. Portal Beco Cultural. Publicado em 18 de agosto de 2010.

» Professor não sabe aproveitar o xadrez. Portal Xadrez Regional. Fonte: Jornal Cidade de Bauru. Publicado em 16 de dezembro de 2005.

» Jogo de xadrez ajuda no aprendizado de estudantes da rede pública. Portal Prefeitura de Salvador. 2010.

» Psicologia no Jogo de Xadrez. Portal Zebillin Notícias. Colunista: Walter Ferreira Júnior. Publicado em 05 de novembro de 2010.

» Jogo de xadrez: pesquisas mostram que sua prática estimula a memória e a concentração. Portal Blog Educação. Publicado em 09 de junho de 2010.

» O xadrez aplicado à educação especial. Portal Clube de Xadrez. Colunista: Ligia Mumic. Publicado em 28 de novembro de 2000.